domingo, 6 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 5 - Painéis

PAINÉIS

Os painéis no Photoshop funcionam de forma bem semelhante aos do Illustrator, para chamar algum painel que esteja visível, clique no menu Window. No canto superior direito do painel, ele apresenta opções à utilização do painel.



Estes painéis iremos trabalhar durante nosso curso. Até a próxima.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 4 - Imagens Bitmap

SOBRE IMAGENS DE BITMAP

Imagens de bitmap, tecnicamente chamadas de imagens de varredura, usam uma grade retangular de elementos de figura (pixels) para representar imagens. É atribuído a cada pixel um local específico e um valor de cor. Ao trabalhar com imagens de bitmap, você edita pixels em vez de objetos ou formas. Imagens de bitmap são o meio eletrônico mais comum para imagens de tons contínuos, como fotografias ou pinturas digitais, porque podem representar gradações sutis de sombras e cores com mais eficiência.

As imagens de bitmap dependem da resolução, isto é, elas contêm um número fixo de pixels. Como resultado, elas podem perder detalhes e ter uma aparência irregular se forem redimensionadas em uma ampliação alta na tela ou se forem impressas em uma resolução mais baixa do que aquela em que foram criadas.

Exemplo de uma imagem de bitmap em diferentes níveis de ampliação
As imagens de bitmap podem exigir grandes quantidades de espaço de armazenamento e, geralmente, precisam ser compactadas para reduzir o tamanho dos arquivos em determinados componentes do Creative Suite. Por exemplo, você compacta um arquivo de imagem em seu aplicativo original antes de importá-lo para um layout.

Nota: No Adobe Illustrator, é possível criar efeitos de bitmap na arte-final usando efeitos e estilos de gráfico.

Sobre os gráficos vetoriais

Gráficos vetoriais (às vezes chamados de formas vetoriais ou objetos vetoriais) são compostos de linhas e curvas definidas por objetos matemáticos chamados de vetores, que descrevem uma imagem de acordo com suas características geométricas.

É possível mover ou modificar gráficos vetoriais livremente sem perda de detalhes ou clareza, porque eles não dependem da resolução — eles mantêm arestas bem definidas ao serem redimensionados, impressos em uma impressora PostScript, salvos em um arquivo PDF ou importados para um aplicativo de imagens gráficas baseado em vetores. Como resultado, os gráficos vetoriais são a melhor opção para arte-final, como logotipos, que serão usados em diversos tamanhos e em várias mídias de saída. 

Os objetos vetoriais que você cria usando as ferramentas de desenho e forma no Adobe Creative Suite são exemplos de gráficos vetoriais. É possível usar os comandos Copiar e Colar para duplicar gráficos vetoriais entre componentes do Creative Suite.

Combinação de gráficos vetoriais e imagens de bitmap.

Ao combinar gráficos vetoriais e imagens bitmap em um documento, é importante lembrar que a aparência da arte-final na tela nem sempre é igual na mídia final (seja impressão comercial, impressão em uma impressora de mesa ou visualização na Web). Os fatores a seguir influenciam a qualidade do trabalho final:

Transparência
 
Muitos efeitos adicionam pixels parcialmente transparentes à arte-final. Quando a arte-final contém transparência, o Photoshop executa um processo chamado achatamento antes de imprimir ou exportar. Na maioria dos casos, o processo de achatamento padrão produz resultados excelentes. No entanto, se a arte-final contiver áreas de sobreposição complexas e você requer um resultado de alta resolução, provavelmente desejará visualizar os efeitos do achatamento.

Resolução da imagem

É o número de pixels por polegada (ppp ou dpi em inglês) em uma imagem bitmap.
Usar uma resolução muito baixa para uma imagem impressa resulta em aplicação de pixels: saída com pixels grandes e grosseiros. Usar uma resolução muito alta (pixels menores do que o dispositivo de saída pode produzir) aumenta o tamanho do arquivo sem melhorar a qualidade do resultado impresso e diminui a velocidade de impressão da arte-final. 

Resolução da impressora e frequência da tela
O número de pontos de tinta produzidos por polegada (dpi) e o número de linhas por polegada (lpi) em uma tela de meio-tom. A relação entre a resolução da imagem, a resolução da impressora e a frequência de tela determina a qualidade dos detalhes na imagem impressa.

Canais de cores

Todas as imagens do Photoshop têm um ou mais canais, cada qual armazenando informações sobre elementos de cores na imagem. O número de canais de cores padrão em uma imagem depende do seu modo de cores. Por padrão, imagens no modo bitmap, em tons de cinza, duotônicas e de cores indexadas possuem um canal, imagens RGB e Lab possuem três e imagens CMYK possuem quatro. É possível adicionar canais a todos os tipos de imagens, com exceção de imagens no modo Bitmap. 

Os canais nas imagens coloridas são, na verdade, imagens em tons de cinza que representam cada componente colorido da imagem. Por exemplo, uma imagem RGB tem canais separados para os valores da cor vermelha, verde e azul.

Além dos canais de cores, os canais alfa podem ser adicionados a uma imagem para armazenar e editar seleções como máscaras, enquanto canais de cor spot podem ser incluídos para adicionar chapas de cor spot para impressão.

Profundidade de bits

A Profundidade de bits especifica quantas informações sobre cores estão disponíveis para cada pixel da imagem. Quanto mais bits de informação por pixel, mais cores disponíveis haverá e mais precisa será a representação das cores. Por exemplo, uma imagem ou uma profundidade de bits igual a 1 tem pixels com dois valores possíveis: preto e branco. Uma imagem com profundidade de bits igual a 8 tem 28 ou 256 valores possíveis. As imagens no modo Tons de cinza com profundidade igual a 8 têm 256 valores de cinza possíveis.

As imagens RGB são compostas por três canais de cores. Uma imagem RGB de 8 bits por pixel tem 256 valores possíveis para cada canal, o que significa mais de 16 milhões de valores de cores possíveis. As imagens RGB de 8 bits por canal (bpc) às vezes são chamadas de imagens de 24 bits (8 bits x 3 canais = 24 bits de dados para cada pixel).

Além das imagens de 8 bpc, o Photoshop também pode trabalhar com imagens que contêm 16 bpc ou 32 bpc. As imagens de 32 bpc também são chamadas de imagens High Dynamic Range (HDR). 

Suporte do Photoshop a imagens de 16 bits

O Photoshop fornece o seguinte suporte para trabalhar com imagens de 16 bpc:

• Trabalho nos modos Tons de cinza, Cores RGB, Cores CMYK, Cores Lab e Multicanal.
• Todas as ferramentas da caixa de ferramentas, com exceção da ferramenta Pincel História da Arte, podem ser usadas com imagens de 16 bpc.
• Estão disponíveis todos os comandos de ajuste de cores e tons, com exceção de Variações
• É possível trabalhar com camadas, incluindo camadas de ajuste, em imagens de 16 bpc.
• Alguns filtros, incluindo Dissolver, podem ser usados com imagens de 16 bpc.
• Para obter as vantagens de determinados recursos do Photoshop, como alguns filtros, é possível converter uma imagem de 16 bpc em uma imagem de 8 bpc. Convém utilizar o comando Salvar como e converter uma cópia do arquivo de imagem para que o arquivo original mantenha todos os dados da imagem de 16 bpc.


Em nossa próxima aula faremos uma atividade para colocar em prática o que foi aprendido até aqui.

Até a próxima...

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 3 - Ferramentas Parte II

GALERIAS DE FERRAMENTAS 

Galeria de ferramentas de seleção



Galeria de ferramentas de corte demarcado e fatia


Galeria de ferramentas de retoque




Galeria de ferramentas de pintura




Galeria de ferramentas de texto e de desenho


Navegação, observações e galeria de ferramentas de medição


Até a próxima...

terça-feira, 1 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 2 - FERRAMENTAS

AS FERRAMENTAS

Quando iniciar o Photoshop, o painel Ferramentas aparecerá no lado esquerdo da tela. Algumas ferramentas no painel Ferramentas tem opções que aparecem na barra de opções sensíveis ao contexto. 

É possível expandir algumas ferramentas para mostrar as ferramentas ocultas. Um pequeno triângulo na parte inferior direita do ícone da ferramenta indica a presença de ferramentas ocultas.

Visualize as informações sobre qualquer ferramenta posicionando o ponteiro sobre ela. O nome da ferramenta aparece em uma dica de ferramenta abaixo do ponteiro.


Selecionar uma ferramenta

Siga um destes procedimentos: 

•  Clique em uma ferramenta no painel Ferramentas. Se houver um pequeno triângulo no canto inferior direito da ferramenta, mantenha o botão do mouse pressionado para visualizar as ferramentas ocultas. Em seguida, clique na ferramenta que deseja selecionar.
•  Pressione a tecla de atalho da ferramenta. A tecla de atalho é exibida na dica da ferramenta. Por exemplo, selecione a ferramenta Mover pressionando a tecla V.

Manter uma tecla de atalho do teclado pressionada alterna temporariamente para uma ferramenta. Ao soltar a tecla de atalho, o Photoshop retorna para a ferramenta que você estava usando antes da troca temporária.

Acessando as ferramentas

A. Painel de ferramentas
B. Ferramenta ativa
C. Ferramentas ocultas
D. Nome da ferramenta
E. Atalho de ferramenta
F. Triângulo de ferramentas ocultas

Até a próxima...



Índice

Curso Photoshop CS6 - INTRODUÇÃO



Olá amigos e leitores do Blog, estarei iniciando hoje um curso totalmente completo desenvolvido com atividades personalizadas e total acompanhamento para tirar suas dúvidas online via facebook. As postagens serão feitas em intervalos de 2 a 3 dias ou seja nossa próxima postagem será no dia 03 e assim por diante. Para usuários do Windows 8 baixem o aplicativo "Blog do Dario" e tenha em seu desktop todos os cursos. Vamos ao que interessa...

O Photoshop não é apenas uma aplicação de edição de imagens qualquer, é a mais avançada e mais abrangente aplicação de edição de imagem profissional.

O Photoshop não é apenas líder do mercado, ele permite um integração fantástica com as demais ferramentas da Adobe, tanto na área de Internet, como impressos, vídeo, e multimídia.

Nesta nova versão a primeira grande mudança é em relação a tela ser mais escura, como já estavam na versão CS5 do Adobe Premiere e Adobe After Effects.



ÁREA DE TRABALHO

Após concluir o processo de inicialização, a área de trabalho ocupará todo o primeiro plano. A maioria dos elementos que compõe a área de trabalho do Photoshop é bem conhecida das pessoas que estão familiarizadas com o ambiente Windows ou Mac.

Abaixo uma visão geral da área de trabalho com uma imagem aberta:

· Para que se possa abrir uma imagem: Menu File Open;

· A janela central é a janela de nossa imagem;

· No rodapé temos o zoom utilizado e as informações sobre o arquivo aberto;

· O painel Ferramentas (geralmente à esquerda) que vamos explorar mais adiante.

· Os painéis (geralmente à direita) que vamos explorar mais adiante.

Através do Menu Window, Workspace, é possível alterar a forma de distribuição de painéis e comandos para o que mais se utiliza.




A barra de propriedades do Photoshop é dinâmica, ela muda conforme a ferramenta é selecionada. Ela fica posiciona na parte superior da tela, logo abaixo do menu.


Até a próxima aula.

domingo, 29 de junho de 2014

Arte Moderna

Aplicar este novo efeito da arte moderna para suas fotos. Esta é uma boa maneira de criar um efeito único semelhante ao vetor e pop art. Então mão no mouse e vamos nessa.

 


 Photoshop Tutorial Arte Moderna

1º Passo
Abra uma foto qualquer no Photoshop aproveitando o clima de copa peguei essa photo do nosso jogador da seleção que sufoco ein, mas passamos o Chile.


2º Passo

No Painel Camada (Layer)> sobre a imagem em miniatura você irá clicar com o botão direito e "Duplicar Camada (Duplicate Layer)" para duplicar a camada. Vamos manter a camada de fundo originais intactas. É importante manter uma cópia da imagem original em sua própria camada de modo que sempre que você precisar acessar essa imagem, você terá uma cópia do mesmo.



 3º Passo

Para criar os contornos, escolha Filtro>Estilização>Arestas (Filter> Stylize> Find Edges). Sua imagem deve ter um efeito parecido com a imagem abaixo.





4º Passo

Agora escolha Filter> Other> Minimum (Filtro> Outros> Mínimo). Este filtro é usado para engrossar as linhas escuras, é complicado dizer um valor exato já que cada foto é um caso diferente você pode fazer testes, nesta aqui achei que um número maior que 1 iria ficar estranho. Confirme OK e vamos ao próximo passo.


5 º Passo

Atualmente, a imagem se parece com um monte de quadrados devido ao filtro mínimo foi utilizado na etapa anterior. Para adicionar um efeito artístico, vamos usar o filtro de corte, que aplica um efeito de vetor semelhante à imagem. Neste caso, vamos usar o filtro de corte para adicionar alguma aleatoriedade para as bordas de modo que eles não se parecem com um monte de quadros. Filtro> Artistico> Corte (Filter> Artistic> Cutout)



Observe os valores que utilizei para o Nível e Arestas (5, 2, 3), não esqueça cada foto é um caso vale a pena brincar com os valores e ver o que melhor se encaixa no seu estilo afinal você está fazendo uma arte e cada um tem seu feeling. Vamos para a próxima etapa.

6 º Passo

Agora vamos adicionar um efeito de iluminação sutil para a imagem para torná-la mais dinâmica. Selecione a camada de fundo e pressione Ctrl + J para duplicá-lo. Mova a nova camada que você acabou de duplicar ao topo.


Em seguida, selecione a nova camada e mude o modo de mesclagem para Overlay.


Parece que não mudou muito não?! Isto é o que a imagem parece até agora com esta nova camada adicional. Mas mudou sim, são detalhes que levam a perfeição e fazem a diferença.


7 º Passo

Escolha Filtro> Artístico> Palette Knife (Filter > Artistic > Palette Knife). Isto irá adicionar um bom pincel de textura para a imagem. Brinque com os valores, o objetivo e realçar os traços.


Resultado Final


Antes e Depois

terça-feira, 4 de março de 2014

Efeito de Luz no Photoshop

Efeitos de luz é meu tipo favorito de arte, eu não sei por que, mas eu sempre gostei de brincar no Photoshop tentar recriá-los. Então uma vez que eu descobri o poder dos Blend Modes, especialmente o Color Dodge, criando este efeito tornou-se muito mais fácil.


Então neste tutorial vou mostrar a vocês como criar um efeito de luz super cool misturando texto e algumas fotos para dar mais realismo. A coisa legal sobre esse efeito é que todo o processo é muito simples e muito fácil.

Passo 1 
Abra o Photoshop e crie um novo documento, como eu pretendo publicar esse trabalho como minha "Cover no Facebook" ou capa do perfil vou utilizar a medida de 851 X 315 px, o fundo é na cor preta.

Para fazer o efeito mais realista, vamos usar uma fotografia, o que eu estou usando é cortesia então clique aqui para pegá-la... Coloque a imagem no centro do documento, mas fique atento a área do filamento ela deve ser grande, é ali que vamos escrever nosso texto

Passo 3 
Vá em Layer> Layer Mask> Reveal All. Depois, com a Brush Tool (B) selecione um pincel muito macio (0% hardness 0 e preto para a cor. Comece pintar as áreas da luz que você deseja ocultar. Use a imagem abaixo como referência.


Passo 4 
Agora vamos excluir a área do filamento, onde vamos adicionar o texto com o efeito de luz mais tarde. Para fazer isso é muito fácil, com a ferramenta Conta-gotas (I) selecionar a cor da área que você vai pintar, usando o Brush Tool (B) e um pincel muito macio, começar pintando sobre o filamento.

Nota: Eu adicionei uma nova camada em vez de pintar de novo. Outra dica é se você estiver usando a ferramenta Pincel (B) você pode apenas pressionar Alt usar a ferramenta Conta-gotas.


Passo 5 
Com a Horizontal Type Tool (T) adicione a palavra "Jesus" em branco, você pode fazer com a palavra que quiser. Eu estou usando Exmouth para a fonte, você pode baixá-lo aqui.  Para o tamanho que estou usando 55 pixels, mas o tamanho vai depender do seu tamanho do documento. Depois que adicionar uma nova pasta na paleta Layers e mude o Blend Mode dessa pasta para Color Dodge. Mova o texto claro para a pasta que você acabou de criar.

Passo 6 
Com o texto selecionado, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur. Use 4 pixels para o Radius.

Passo 7 
Como o texto branco está dentro da pasta com o Color Dodge, o efeito será o mesmo como se a camada de texto tinha um fundo preto. Você pode ver que as bordas mistura-se com o fundo, criando um efeito de luz perfeita.

Passo 8 
Mais uma vez para adicionar mais realismo, em vez de criar um reflexo de lente no Photoshop, vamos usar uma foto real. O que eu estou usando o que encontrei no Google Images.

Uma vez que você importou a foto, a primeira coisa a fazer é eliminar as áreas que você não será necessário e manter apenas o flare (brilho). Depois disso vá até Image> Adjustments> Desaturate.

Passo 9 
Com a camada de alargamento já Saturado, apenas troque o Blend Mode para Screen. Screen é um Blend Mode muito útil, pois transforma o que é preto em trasparency completo a escala de cinza torna-se um nível de transparência, por isso é perfeito para criar efeitos de luz.

Passo 10 
Adicione uma nova camada e vá em Filter> Render> Clouds. Certifique-se de que você tinha cores preto e branco para o fundo e de primeiro plano. Esta camada também será em cima dos outros.

Passo 11 
Mude o Blend Mode da camada das nuvens para Color Dodge. Depois que adicionar uma nova pasta no painel Layers e mover a camada de nuvens para ele.

Passo 12 
Adicione uma nova camada dentro da pasta na qual você moveu camada das nuvens. Certifique-se de que a nova camada abaixo da camada é das nuvens. Depois disso, com a Brush Tool (B) e um brush suave com # f5d38b pintar uma mancha redonda no centro do efeito de luz. Troque o Blend Mode da camada para Overlay também.


Passo 13 
Agora adicione outra camada em cima de todas as outras e, em seguida, com a Brush Tool (B) e um pincel grande e muito suave usando branco para a cor, pintar outro grande ponto no centro do efeito de luz. Depois disso, vá em Layer> Camadas Estilos> Color Overlay. Usar # ffd648 e Linear Burn. A idéia é fazer com que a luz um pouco mais forte.

Após isso, é feito e como você pode ver, a maioria dos efeitos de luz são todos sobre a mistura de cores com fotos. Os Blend Modes no Photoshop são muito poderosos para este tipo de efeito e eu recomendo que você estude mais sobre eles, especialmente o Color Dodge. Pronto!

Vamos acrescentar um novo layer escrever uma frase e aplicar alguns efeitos.

Bem é isso, vale a pena testar novos Efeitos, Blends fique a vontade, espero que tenham gostado.