quinta-feira, 10 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 7 - Alterando amanho da imagem


REDEFININDO UMA IMAGEM

Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa aumentar ou reduzir uma imagem. O Photoshop trabalha de diversas formas para alteração de sua imagem. A forma mais clássica, clique no Menu Image / Image Size.



Na caixa que se abre temos o tamanho da imagem em largura e altura, onde ele apresenta as dimensões em pixels. E, na parte do meio, as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicado sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a opção “Constrain Proportions”, que mantém a proporção da imagem. Para definir as novas dimensões clique em OK.

Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e precise adaptá-las em um layout, é altamente recomendável redimensioná-las antes a um valor próximo do que precisa, isso fará com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento.

Você pode também aumentar a área de uma imagem ou diminuir a área recortando a imagem através do comando Canvas Size.


Abra uma nova imagem:

Veja a imagem original.


Clique no Menu Image, Canvas Size


A caixa de diálogo mostra as dimensões originais da imagem, e permite que você possa adicionar as novas dimensões, definindo também um ponto de âncora. No caso vou alterar o Width para 800 e colocar como ponto de âncora o meio à direita.

Ao clicar em OK, o Photoshop pedirá uma confirmação. (Pela redução da imagem, irá ocorrer um corte na imagem).


Caso precise retornar, utilize o comando desfazer (CTRL+Z). Este comando ele desfaz e repete a última ação. Caso deseje desfazer mais ações, a combinação CTRL + ALT + Z efetua o procedimento, lembrando que não é ilimitado, voltando apenas 21 ações.

Outra forma de se recortar uma imagem é através da ferramenta CROP, clique sobre a ferramenta e observe a barra de propriedades.





Podemos utilizar para ela um corte livre, ou podemos pela barra de propriedades definir altura, largura e resolução. Estes dados ficam armazenados na memória do Photoshop, então caso venha a utilizar essa ferramenta e precise de corte livre, basta clicar no botão Clear.

Para utilização da ferramenta basta clicar onde começa o recorte mover o mouse com o botão esquerdo pressionado



Observe que ao soltar o mouse ele ainda não faz o corte e apresenta alças de dimensão para que se possa alterar a área de corte. Ao definir a área de corte desejada, clique no botão de confirmação na parte superior da tela (canto superior direito, botão em forma de V). 

Para facilitar a utilização da ferramenta de corte em áreas de precisão, pressione a tecla Caps Lock (maiúscula) de seu teclado que o cursor do mouse transforma-se em uma cruz, facilitando o processo.

Até a próxima

Aula 1 - Introdução
Aula 2 - FERRAMENTAS
Aula 3 - Ferramentas Parte II
Aula 4 - Imagens Bitmap
Aula 5 - Painéis
Aula 06 - Criar, Abrir, Salvar e Exportar

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Exercício 1 (Nivel 1)

Sejam bem vindos ao nosso primeiro exercício do Photoshop CS6. Bem como ainda estamos bem no comecinho aprendendo sobre a tela e as ferramentas resolvi fazer um exercício simples que envolva um pouco das camadas, blends e ferramentas, ou seja um pouco de tudo que vimos até agora.

A proposta é a seguinte, em clima de copa ainda, e amanha tem jogo ein! Brasil X Alemanha wooow!!! usaremos algumas torcedoras brasileiras de cor de pele branquinha, claro anda fazendo frio e acho que está complicado pegar um bronze, então vamos resolver esse problema e vamos dar uma bronzeada artificial na garota. 
Tenho certeza que depois dessa aula vai ter muita gente bronzeada no Facebook...

Chega de papo e vamos ao que interessa...

Passo 1 - baixe a imagem clique aqui, se preferir pode usar uma sua, fique a vontade!

Passo 2 - Abra a imagem no Photoshop CS6 Arquivo> Abrir (File> Open)


Passo 3 -Usando a ferramenta Seleção Rápida iremos selecionar a pele da garota que esta do seu lado direito a mais baixa, observação ao usar a ferramenta podemos utilizar se necessário a tecla ALT para subtrair uma área ou SHIFT para adicionar uma área assim temos a capacidade de fazer uma seleção perfeita, vale a pena treinar. Fique atento que você poderá utilizar formatos sólido ou macio do pincel além de aumentar ou diminuir o tamanho como mostrado na imagem abaixo.



Chegaremos então neste resultado ou próximo disso.


Passo 4 - O procedimento agora é simples iremos duplicar a camada da imagem, "mas pra que isso? para mantermos a imagem original sem alteração", onde fica a camada? Na parte inferior direita da tela, como mostro na imagem abaixo. 



Clique na camada da imagem com o botão direito e escolha a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer...), na tela que aparecerá digite um nome para a camada criada e pressione OK.


Esse é o resultado...


Passo 5 - Agora vamos trabalhar com a Blend, "saiba mais sobre as blends".  Você deverá clicar na caixa e selecionar o modo Multiplicação (Multiply). 


Você tomou um susto neh, ficou tudo com um tom mais escuro, não se preocupe no próximo passo resolvemos isso. Veja a imagem abaixo para ver se chegou nesse resultado.


Passo 6 - Lembre-se que utilizamos a ferramenta seleção rápida para fazer aquela marcação no rosto da torcedora. Bem o objetivo agora é manter somente o rosto moreno então vamos inverter a área selecionada e deletar assim será mantida somente o rosto e todo o restante da camada será excluída, justificando agora o porque mantínhamos uma cópia da camada.

- Faça o seguinte no Menu Selecionar (Select) escolha a opção Inverter (Inverse)




- Observe agora que a área selecionada foi modificada, pressione a tecla DELETE. Pressione CTRL + D para remover a marcação. Teremos esse resultado abaixo.


Podemos dizer que terminamos mas fique atento a detalhes por exemplo ninguém vai a praia e bronzeia o globo ocular então usando a ferramenta zoom amplie os olhos e com a ferramenta borracha apague somente dentro dos olhos mantendo os olhos originais da camada.

 


O mesmo pode ser feito nos dentes, amplie a área dos dentes e com a borracha apague mantendo os dentes originais da camada de baixo.


O Resultado final é impressionante confira:


Agora tem quem queira pegar um pouquinho mais de sol ou ficar mais douradinho então faça o seguinte observe as camadas, teremos uma com a foto original e outra somente com o rosto, duplique a camada do rosto repetindo o passo 4 e você terá ela mais moreninha.

Espero que tenham gostado, caso tenham dúvidas deixe seus comentários aqui ou no Facebook ok.
Nossa próxima postagem continuamos com o curso com novas informações fique atento.

domingo, 6 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 6 - Criar, Abrir, Salvar e Exportar

CRIANDO, ABRINDO, SALVANDO E EXPORTANDOEmbora na maioria das vezes você vá abrir uma imagem e depois alterá-la, podemos começar tudo do zero, ou seja, podemos desenhar tudo dentro do Photoshop.

Para iniciar um novo arquivo, clique no menu File New




Nessa tela o mais importante é definir a largura (Width), altura (Height) e resolução de nosso projeto. Quando se trabalha com aplicações para impressos, que é o caso de nosso curso a resolução recomendada é de 300 pixels/inch.

Caso já tenha definido o formato do documento você pode clicar em "Preset" e escolher um formato pré-definido de documento como por exemplo, um A4, A3, Carta ou outro.

Em Background Contents o padrão é White, porém em muito projetos, será necessário deixar como transparente. Veremos isso em alguns exemplos posteriormente.

Como observação se o objetivo for mídia digital, o projeto deve começar com resolução de 72px. Isso é importante porque, poderá ocorrer de você precisar criar a mesma arte impressa para mídia digital. Em casos como esse, faça sua arte em 300DPI e depois quando adaptar ela para digital você trabalha a resolução, pois do contrário, começar com 72DPI e aumentar para 300DPI, embora possível, não ficará bom.

Ao confirmar as dimensões, ele apresenta a sua área de trabalho com o espaço nas dimensões para sua arte.



Para abrir uma imagem, clique no menu File > Open


O Photoshop abre praticamente todo tipo de imagem, arquivos em PDF – no caso se o PDF tiver mais de uma página, será necessário definir qual página será aberta, vetores do Illustrator, vídeos, e arquivos 3D em alguns formatos como OBJ, Collada e 3DS.
Você pode transferir uma parte ou toda a imagem para outra, criando assim uma composição, faremos esse processo posteriormente.
Ao salvar um arquivo o formato padrão é o PSD, mas ao escolher salvar, ele permite diversos outros formatos.


O Photoshop possui também uma opção chamada Save for web e Device. A opção Save for Web otimiza a exportação de sua arte.


Espero que estejam entendendo, deixem seus comentários ou postem em minha linha do tempo no facebook

Até a próxima...

Curso Photoshop CS6 - Aula 5 - Painéis

PAINÉIS

Os painéis no Photoshop funcionam de forma bem semelhante aos do Illustrator, para chamar algum painel que esteja visível, clique no menu Window. No canto superior direito do painel, ele apresenta opções à utilização do painel.



Estes painéis iremos trabalhar durante nosso curso. Até a próxima.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 4 - Imagens Bitmap

SOBRE IMAGENS DE BITMAP

Imagens de bitmap, tecnicamente chamadas de imagens de varredura, usam uma grade retangular de elementos de figura (pixels) para representar imagens. É atribuído a cada pixel um local específico e um valor de cor. Ao trabalhar com imagens de bitmap, você edita pixels em vez de objetos ou formas. Imagens de bitmap são o meio eletrônico mais comum para imagens de tons contínuos, como fotografias ou pinturas digitais, porque podem representar gradações sutis de sombras e cores com mais eficiência.

As imagens de bitmap dependem da resolução, isto é, elas contêm um número fixo de pixels. Como resultado, elas podem perder detalhes e ter uma aparência irregular se forem redimensionadas em uma ampliação alta na tela ou se forem impressas em uma resolução mais baixa do que aquela em que foram criadas.

Exemplo de uma imagem de bitmap em diferentes níveis de ampliação
As imagens de bitmap podem exigir grandes quantidades de espaço de armazenamento e, geralmente, precisam ser compactadas para reduzir o tamanho dos arquivos em determinados componentes do Creative Suite. Por exemplo, você compacta um arquivo de imagem em seu aplicativo original antes de importá-lo para um layout.

Nota: No Adobe Illustrator, é possível criar efeitos de bitmap na arte-final usando efeitos e estilos de gráfico.

Sobre os gráficos vetoriais

Gráficos vetoriais (às vezes chamados de formas vetoriais ou objetos vetoriais) são compostos de linhas e curvas definidas por objetos matemáticos chamados de vetores, que descrevem uma imagem de acordo com suas características geométricas.

É possível mover ou modificar gráficos vetoriais livremente sem perda de detalhes ou clareza, porque eles não dependem da resolução — eles mantêm arestas bem definidas ao serem redimensionados, impressos em uma impressora PostScript, salvos em um arquivo PDF ou importados para um aplicativo de imagens gráficas baseado em vetores. Como resultado, os gráficos vetoriais são a melhor opção para arte-final, como logotipos, que serão usados em diversos tamanhos e em várias mídias de saída. 

Os objetos vetoriais que você cria usando as ferramentas de desenho e forma no Adobe Creative Suite são exemplos de gráficos vetoriais. É possível usar os comandos Copiar e Colar para duplicar gráficos vetoriais entre componentes do Creative Suite.

Combinação de gráficos vetoriais e imagens de bitmap.

Ao combinar gráficos vetoriais e imagens bitmap em um documento, é importante lembrar que a aparência da arte-final na tela nem sempre é igual na mídia final (seja impressão comercial, impressão em uma impressora de mesa ou visualização na Web). Os fatores a seguir influenciam a qualidade do trabalho final:

Transparência
 
Muitos efeitos adicionam pixels parcialmente transparentes à arte-final. Quando a arte-final contém transparência, o Photoshop executa um processo chamado achatamento antes de imprimir ou exportar. Na maioria dos casos, o processo de achatamento padrão produz resultados excelentes. No entanto, se a arte-final contiver áreas de sobreposição complexas e você requer um resultado de alta resolução, provavelmente desejará visualizar os efeitos do achatamento.

Resolução da imagem

É o número de pixels por polegada (ppp ou dpi em inglês) em uma imagem bitmap.
Usar uma resolução muito baixa para uma imagem impressa resulta em aplicação de pixels: saída com pixels grandes e grosseiros. Usar uma resolução muito alta (pixels menores do que o dispositivo de saída pode produzir) aumenta o tamanho do arquivo sem melhorar a qualidade do resultado impresso e diminui a velocidade de impressão da arte-final. 

Resolução da impressora e frequência da tela
O número de pontos de tinta produzidos por polegada (dpi) e o número de linhas por polegada (lpi) em uma tela de meio-tom. A relação entre a resolução da imagem, a resolução da impressora e a frequência de tela determina a qualidade dos detalhes na imagem impressa.

Canais de cores

Todas as imagens do Photoshop têm um ou mais canais, cada qual armazenando informações sobre elementos de cores na imagem. O número de canais de cores padrão em uma imagem depende do seu modo de cores. Por padrão, imagens no modo bitmap, em tons de cinza, duotônicas e de cores indexadas possuem um canal, imagens RGB e Lab possuem três e imagens CMYK possuem quatro. É possível adicionar canais a todos os tipos de imagens, com exceção de imagens no modo Bitmap. 

Os canais nas imagens coloridas são, na verdade, imagens em tons de cinza que representam cada componente colorido da imagem. Por exemplo, uma imagem RGB tem canais separados para os valores da cor vermelha, verde e azul.

Além dos canais de cores, os canais alfa podem ser adicionados a uma imagem para armazenar e editar seleções como máscaras, enquanto canais de cor spot podem ser incluídos para adicionar chapas de cor spot para impressão.

Profundidade de bits

A Profundidade de bits especifica quantas informações sobre cores estão disponíveis para cada pixel da imagem. Quanto mais bits de informação por pixel, mais cores disponíveis haverá e mais precisa será a representação das cores. Por exemplo, uma imagem ou uma profundidade de bits igual a 1 tem pixels com dois valores possíveis: preto e branco. Uma imagem com profundidade de bits igual a 8 tem 28 ou 256 valores possíveis. As imagens no modo Tons de cinza com profundidade igual a 8 têm 256 valores de cinza possíveis.

As imagens RGB são compostas por três canais de cores. Uma imagem RGB de 8 bits por pixel tem 256 valores possíveis para cada canal, o que significa mais de 16 milhões de valores de cores possíveis. As imagens RGB de 8 bits por canal (bpc) às vezes são chamadas de imagens de 24 bits (8 bits x 3 canais = 24 bits de dados para cada pixel).

Além das imagens de 8 bpc, o Photoshop também pode trabalhar com imagens que contêm 16 bpc ou 32 bpc. As imagens de 32 bpc também são chamadas de imagens High Dynamic Range (HDR). 

Suporte do Photoshop a imagens de 16 bits

O Photoshop fornece o seguinte suporte para trabalhar com imagens de 16 bpc:

• Trabalho nos modos Tons de cinza, Cores RGB, Cores CMYK, Cores Lab e Multicanal.
• Todas as ferramentas da caixa de ferramentas, com exceção da ferramenta Pincel História da Arte, podem ser usadas com imagens de 16 bpc.
• Estão disponíveis todos os comandos de ajuste de cores e tons, com exceção de Variações
• É possível trabalhar com camadas, incluindo camadas de ajuste, em imagens de 16 bpc.
• Alguns filtros, incluindo Dissolver, podem ser usados com imagens de 16 bpc.
• Para obter as vantagens de determinados recursos do Photoshop, como alguns filtros, é possível converter uma imagem de 16 bpc em uma imagem de 8 bpc. Convém utilizar o comando Salvar como e converter uma cópia do arquivo de imagem para que o arquivo original mantenha todos os dados da imagem de 16 bpc.


Em nossa próxima aula faremos uma atividade para colocar em prática o que foi aprendido até aqui.

Até a próxima...

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 3 - Ferramentas Parte II

GALERIAS DE FERRAMENTAS 

Galeria de ferramentas de seleção



Galeria de ferramentas de corte demarcado e fatia


Galeria de ferramentas de retoque




Galeria de ferramentas de pintura




Galeria de ferramentas de texto e de desenho


Navegação, observações e galeria de ferramentas de medição


Até a próxima...

terça-feira, 1 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 2 - FERRAMENTAS

AS FERRAMENTAS

Quando iniciar o Photoshop, o painel Ferramentas aparecerá no lado esquerdo da tela. Algumas ferramentas no painel Ferramentas tem opções que aparecem na barra de opções sensíveis ao contexto. 

É possível expandir algumas ferramentas para mostrar as ferramentas ocultas. Um pequeno triângulo na parte inferior direita do ícone da ferramenta indica a presença de ferramentas ocultas.

Visualize as informações sobre qualquer ferramenta posicionando o ponteiro sobre ela. O nome da ferramenta aparece em uma dica de ferramenta abaixo do ponteiro.


Selecionar uma ferramenta

Siga um destes procedimentos: 

•  Clique em uma ferramenta no painel Ferramentas. Se houver um pequeno triângulo no canto inferior direito da ferramenta, mantenha o botão do mouse pressionado para visualizar as ferramentas ocultas. Em seguida, clique na ferramenta que deseja selecionar.
•  Pressione a tecla de atalho da ferramenta. A tecla de atalho é exibida na dica da ferramenta. Por exemplo, selecione a ferramenta Mover pressionando a tecla V.

Manter uma tecla de atalho do teclado pressionada alterna temporariamente para uma ferramenta. Ao soltar a tecla de atalho, o Photoshop retorna para a ferramenta que você estava usando antes da troca temporária.

Acessando as ferramentas

A. Painel de ferramentas
B. Ferramenta ativa
C. Ferramentas ocultas
D. Nome da ferramenta
E. Atalho de ferramenta
F. Triângulo de ferramentas ocultas

Até a próxima...



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