quarta-feira, 15 de abril de 2020

Qual a diferença entre Photoshop e Illustrator?


Aprender design gráfico é uma longa e divertida caminhada, aprendizagem constante e tendências que vão e vem. Se está a dar os primeiros cliques no mundo do design, já se deve ter interrogado porque existem vários programas da Adobe dedicados à manipulação gráfica – Photoshop e Illustrator, já para não falar do Indesign e até Corel Draw.

Isto acontece porque cada um deles tem propósitos diferentes. E você pergunta, “design não é tudo a mesma coisa?”.
Posso dizer a você com toda a certeza, não necessariamente. Mas não se preocupe, vamos explicamos a seguir.
Já trabalho já a muito tempo com estas ferramentas, e uma coisa que aprendi é que praticamente tudo que eu conseguia fazer com o Illustrator eu conseguiria fazer no Photoshop.
Pelo menos na minha área de web design nunca tive problemas com eles, sempre trabalhei com eles em conjunto, a diferença existe entre eles e vou mostrar para você agora!
A principal diferença entre o Photoshop e Illustrator, é a forma como as imagens são interpretadas pelo software. Enquanto o Illustrator se destina ao desenho vectorial, o Photoshop foi criado para manipular píxeis de imagens ou seja um trabalha com vetores (Illustrator) e o outro com Matriz (Photoshop), veja como funciona cada funcionalidade:

Explicando de um jeito muito simples, vetorizar é uma forma de transformar os pixels de uma imagem em curvas, linhas e pontos, com a possibilidade de modificar seus elementos separadamente (editar, rotacionar, mover, recolorir, entre outras mudanças).
Assim, é válido dizer que uma imagem vetorizada é diferente de outra em formato .PNG ou .JPEG, por exemplo, sobretudo pelo fato de ela se manter bem fiel à qualidade da sua resolução no momento em que for ampliada. As imagens .PNG ou .JPEG, por outro lado, costumam perder a qualidade quando são ampliadas, mostrando seus pixels.
Para dar um exemplo prático, se a gente tenta imprimir um banner de 3 metros com .JPG, que tenha medidas 500px por 500px, com certeza, essa imagem terá sua qualidade comprometida. No entanto, se utilizarmos uma imagem vetorizada neste mesmo banner, ela terá sua qualidade completamente preservada.

Resumindo:

 Vetor (Illustrator)

Quando você cria uma arte no Illustrator ela pode aumentar e diminuir de tamanho sem perder a qualidade, ex: Você pode criar um banner para a web de 1024×90 pixels aparentemente ele é pequeno, porém seu banner é vetorizado você pode aumentar este banner para ser impresso em uma lona de mais de 10 metros e por ai vai! Basicamente esta é a principal funcionalidade do Illustrator.

Matriz (Photoshop)
Diferente do Illustrator uma arte feita em matriz não pode alterar o seu tamanho, usando novamente a situação hipotética descrita anteriormente, se caso o banner fosse feito no Photoshop ele não poderia ficar maior, porque não, ele perderia a qualidade. Simples!

Na imagem abaixo ilustro esta definição com base no meu logotipo. Ao aumentarmos a imagem em Photoshop(coluna da direita), é nítida a pixelização da imagem. Quanto maior o aumento da imagem, mais evidente se torna.
Por outro lado, aplicando esse mesmo aumento num ficheiro vectorial, no Illustrator, a imagem mantém sempre bem definida a sua forma.



Podemos fazer as mesmas coisas com os dois?


Sim, porém cada um tem suas finalidades, o Photoshop por si só é direcionado para criar, editar e tratar imagens, já o Illustrator é melhor utilizar para criar artes para impressão e elementos que sempre precisarão de diminuir e aumentar constantemente como um logotipo.
Apesar do Illustrator ser bastante popular, o Photoshop é o mais indicados para edição de fotografias. Com ele é possível remover desde a celulite que incomodam as modelos, remover manchas à criação de efeitos surrealistas.
Não existe uma ferramenta que deva escolher em detrimento de outra. Deve tirar proveito das capacidades de cada uma para o trabalho em questão.

Conhecer bem esses softwares vai garantir que você escolha a melhor ferramenta para a tarefa. Muitos designers terão preferência por um deles, seja em termos de usabilidade ou estética. Mas, o mais importante é que você se responsabiliza, como designer, por conhecer ambos os programas saber o que pode fazer com cada. 

Se sua experiência for diferente, compartilhe suas opiniões nos comentários!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 8 - Seleções

SELEÇÕES

Se você deseja editar uma parte de uma imagem sem medo de que poderia danificar acidentalmente outra parte, é necessário primeiro selecioná-la.
Para selecionar uma parte de uma imagem em um programa de pintura, você a envolve com um contorno de seleção ou uma marca de seleção, o que diz ao Photoshop onde aplicar suas instruções de edição. O contorno de seleção aparece como um padrão de movimento de marcas de linhas tracejadas.

Seleção retangular

De grande importância para os programas de pintura, essa ferramenta permite que você     selecione partes retangulares ou quadradas de uma imagem.

Ao selecionar a ferramenta, na barra de propriedades temos:


Botão de seleção da ferramenta, ao lado temos os botões de manipulação de nossa seleção. O que está selecionado é o botão natural, onde, ao se fazer uma seleção e soltar o mouse e clicar novamente ele descarta a seleção anterior e inicia uma nova, o segundo botão permite somar uma nova seleção a que já está feita, esse comando pode ser substituído pela tecla SHIFT pressionada. O terceiro permite subtrair a seleção com a nova seleção, pode ser substituído pela tecla ALT, o último botão desse grupo permite fazer a intersecção das seleções, pode ser substituído pelas teclas SHIFT+ALT.

Podemos definir um enevoamento de nossa seleção através do comando Feather. Em style podemos definir valores para nossa seleção. Fixed Ratio fará sempre que a seleção possa ser escalar, mas respeitando os valores ali descritos, e Fixed Size, fará com a seleção seja feita pelos valores ali digitados.

 Eliptical Marquee



A ferramenta Eliptical Marquee funciona como a Retangular Marquee, exceto pelo fato de que ela seleciona partes elípticas ou circulares da imagem.

Quando precisar selecionar um objeto circular perfeito, não oval, posicione a seleção ao centro da imagem e faça a seleção com as teclas SHIFT+ALT pressionadas, isso quando ainda não houver nenhuma seleção, caso contrário, ele fará a intersecção das seleções.

Grupos de Ferramenta Laço

A primeira ferramenta do grupo da ferramenta Laço é laço livre, embora você possa utilizar essa ferramenta par selecionar qualquer área, é necessário uma precisão muito grande na seleção, então ela é mais utilizada para seleções livres.
 

A segunda ferramenta laço é laço poligonal, ele permite a seleção em ângulos retos.
 

O laço magnético que é a terceira ferramenta de seleção do grupo Laço permite criar seleções de acordo com os pixels de sua imagem. Conforme se vai arrastando ou mouse ele vai criando pontos. Você pode acrescentar pontos clicando, e pode voltar pontos usando a tecla BACKSPACE de seu teclado.
 

Ferramenta Varinha Mágica

A primeira das ferramentas é a Quick Select Tool, que permite selecionar os objetos da seguinte forma. Clique em uma parte de sua imagem mantenha pressionado e continue arrastando, em áreas como a imagem com grande destaque de cores, fica fácil de fazer a seleção:
 

A segunda ferramenta é a varinha mágica, ela verifica o pixel e captura todos os pixels semelhantes e ligados a área clicada. Você pode configurar a tolerância da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a tolerância da ferramenta através da barra de propriedades. Ela é muito útil a selecionar áreas que tenham destaque em relação ao fundo da imagem.
 

Em qualquer uma das formas de seleção vistas, como as que ainda serão ensinadas, podem ser descartadas, pressionando CTRL+D.

Menu Select

Podemos também manipular as seleções em nossa imagem através desse menu. As opções são:

•    All - Seleciona toda a imagem.
•    Deselect - Desfaz qualquer seleção criada, pode ser substituído pelo CTRL+D.
•    Reselect - Retorna a última seleção feita.
•    Inverse - Inverte a seleção atual.
•    All Layers - Seleciona todas as Layers (camadas).
•    Deselect Layers - Descarta a seleção de todas as Layers (camadas).
•    Similar Layers - Seleciona Layers (camadas) similares.
•    Color Range - Permite selecionar em sua imagem a partir de pixel sem uma seleção já existente ou através de toda a imagem.

Feather

Permite fazer um enevoamento na imagem, baseado pela seleção feita.
Abra uma imagem, faça, por exemplo, uma seleção retangular em sua imagem.
 

Clique no menu Select, Modify, Feather
 
Defina o valor do enevoamento e clique em OK

Se você pressionar DELETE, ele apaga o que está selecionado, mantendo o enevoamento.
 

Porém vamos fazer com que ele enevoe em volta da seleção e deixe a imagem com fundo transparente.
Pressione CTRL+Z para voltar à seleção.
Clique no Menu Select Inverse.
Observe agora na paleta de Layers que na Layer da imagem aparece um cadeado.
 

Isso significa que o background da imagem está bloqueado. Para desbloquear o background, dê um duplo clique na layer.
 

Pressione OK e veja que agora a imagem está desbloqueada.

Pressione DELETE.
 

Sobre as demais opções do Menu Select, Modify:
  • Border - Acrescenta uma borda em sua seleção.
  • Smooth - Suaviza a seleção.
  • Expand - Aumenta a sua seleção.
  • Contract - Diminui a sua seleção.
As demais opções do menu select são:
  • Grow - Seleciona os pixel vizinhos de uma seleção existente e tem cores semelhantes às incluídas na seleção, de acordo com o valor de tolerância.
  • Similar - Funciona de maneira similar a opção Grow exceto que os pixels não precisam ser adjacentes, quando acionado o comando, ele seleciona qualquer pixel que esteja dentro da faixa de tolerância, independente do local do pixel na imagem de primeiro plano.
  • Transform Selection - Permite alterar a forma de sua seleção através da barra de propriedades.
 
 
 Através do Menu Edit, Transform, podemos também modificar a forma de nossa seleção, inclusive adicionando Perspectiva.

Ainda nas barras de propriedades no final da barra temos o botão de WARP, ele permite trabalhar a seleção como se fosse um envelope.

Com isso encerramos mais um assunto próxima aula faremos 2 atividades.

até lá.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Aula 7 - Alterando amanho da imagem


REDEFININDO UMA IMAGEM

Normalmente quando se fala em redimensionar uma imagem, isso significa aumentar ou reduzir uma imagem. O Photoshop trabalha de diversas formas para alteração de sua imagem. A forma mais clássica, clique no Menu Image / Image Size.



Na caixa que se abre temos o tamanho da imagem em largura e altura, onde ele apresenta as dimensões em pixels. E, na parte do meio, as dimensões em cm que são referentes ao documento, além da resolução. Abaixo temos as opções de Scale Styles, que ao estar marcada fará com os estilos aplicado sejam redimensionados (veremos estilos posteriormente), está marcada a opção “Constrain Proportions”, que mantém a proporção da imagem. Para definir as novas dimensões clique em OK.

Sempre que for trabalhar com imagens em grande formato, e precise adaptá-las em um layout, é altamente recomendável redimensioná-las antes a um valor próximo do que precisa, isso fará com o Photoshop consuma menos memória de seu equipamento.

Você pode também aumentar a área de uma imagem ou diminuir a área recortando a imagem através do comando Canvas Size.


Abra uma nova imagem:

Veja a imagem original.


Clique no Menu Image, Canvas Size


A caixa de diálogo mostra as dimensões originais da imagem, e permite que você possa adicionar as novas dimensões, definindo também um ponto de âncora. No caso vou alterar o Width para 800 e colocar como ponto de âncora o meio à direita.

Ao clicar em OK, o Photoshop pedirá uma confirmação. (Pela redução da imagem, irá ocorrer um corte na imagem).


Caso precise retornar, utilize o comando desfazer (CTRL+Z). Este comando ele desfaz e repete a última ação. Caso deseje desfazer mais ações, a combinação CTRL + ALT + Z efetua o procedimento, lembrando que não é ilimitado, voltando apenas 21 ações.

Outra forma de se recortar uma imagem é através da ferramenta CROP, clique sobre a ferramenta e observe a barra de propriedades.





Podemos utilizar para ela um corte livre, ou podemos pela barra de propriedades definir altura, largura e resolução. Estes dados ficam armazenados na memória do Photoshop, então caso venha a utilizar essa ferramenta e precise de corte livre, basta clicar no botão Clear.

Para utilização da ferramenta basta clicar onde começa o recorte mover o mouse com o botão esquerdo pressionado



Observe que ao soltar o mouse ele ainda não faz o corte e apresenta alças de dimensão para que se possa alterar a área de corte. Ao definir a área de corte desejada, clique no botão de confirmação na parte superior da tela (canto superior direito, botão em forma de V). 

Para facilitar a utilização da ferramenta de corte em áreas de precisão, pressione a tecla Caps Lock (maiúscula) de seu teclado que o cursor do mouse transforma-se em uma cruz, facilitando o processo.

Até a próxima

Aula 1 - Introdução
Aula 2 - FERRAMENTAS
Aula 3 - Ferramentas Parte II
Aula 4 - Imagens Bitmap
Aula 5 - Painéis
Aula 06 - Criar, Abrir, Salvar e Exportar

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Curso Photoshop CS6 - Exercício 1 (Nivel 1)

Sejam bem vindos ao nosso primeiro exercício do Photoshop CS6. Bem como ainda estamos bem no comecinho aprendendo sobre a tela e as ferramentas resolvi fazer um exercício simples que envolva um pouco das camadas, blends e ferramentas, ou seja um pouco de tudo que vimos até agora.

A proposta é a seguinte, em clima de copa ainda, e amanha tem jogo ein! Brasil X Alemanha wooow!!! usaremos algumas torcedoras brasileiras de cor de pele branquinha, claro anda fazendo frio e acho que está complicado pegar um bronze, então vamos resolver esse problema e vamos dar uma bronzeada artificial na garota. 
Tenho certeza que depois dessa aula vai ter muita gente bronzeada no Facebook...

Chega de papo e vamos ao que interessa...

Passo 1 - baixe a imagem clique aqui, se preferir pode usar uma sua, fique a vontade!

Passo 2 - Abra a imagem no Photoshop CS6 Arquivo> Abrir (File> Open)


Passo 3 -Usando a ferramenta Seleção Rápida iremos selecionar a pele da garota que esta do seu lado direito a mais baixa, observação ao usar a ferramenta podemos utilizar se necessário a tecla ALT para subtrair uma área ou SHIFT para adicionar uma área assim temos a capacidade de fazer uma seleção perfeita, vale a pena treinar. Fique atento que você poderá utilizar formatos sólido ou macio do pincel além de aumentar ou diminuir o tamanho como mostrado na imagem abaixo.



Chegaremos então neste resultado ou próximo disso.


Passo 4 - O procedimento agora é simples iremos duplicar a camada da imagem, "mas pra que isso? para mantermos a imagem original sem alteração", onde fica a camada? Na parte inferior direita da tela, como mostro na imagem abaixo. 



Clique na camada da imagem com o botão direito e escolha a opção Duplicar Camada (Duplicate Layer...), na tela que aparecerá digite um nome para a camada criada e pressione OK.


Esse é o resultado...


Passo 5 - Agora vamos trabalhar com a Blend, "saiba mais sobre as blends".  Você deverá clicar na caixa e selecionar o modo Multiplicação (Multiply). 


Você tomou um susto neh, ficou tudo com um tom mais escuro, não se preocupe no próximo passo resolvemos isso. Veja a imagem abaixo para ver se chegou nesse resultado.


Passo 6 - Lembre-se que utilizamos a ferramenta seleção rápida para fazer aquela marcação no rosto da torcedora. Bem o objetivo agora é manter somente o rosto moreno então vamos inverter a área selecionada e deletar assim será mantida somente o rosto e todo o restante da camada será excluída, justificando agora o porque mantínhamos uma cópia da camada.

- Faça o seguinte no Menu Selecionar (Select) escolha a opção Inverter (Inverse)




- Observe agora que a área selecionada foi modificada, pressione a tecla DELETE. Pressione CTRL + D para remover a marcação. Teremos esse resultado abaixo.


Podemos dizer que terminamos mas fique atento a detalhes por exemplo ninguém vai a praia e bronzeia o globo ocular então usando a ferramenta zoom amplie os olhos e com a ferramenta borracha apague somente dentro dos olhos mantendo os olhos originais da camada.

 


O mesmo pode ser feito nos dentes, amplie a área dos dentes e com a borracha apague mantendo os dentes originais da camada de baixo.


O Resultado final é impressionante confira:


Agora tem quem queira pegar um pouquinho mais de sol ou ficar mais douradinho então faça o seguinte observe as camadas, teremos uma com a foto original e outra somente com o rosto, duplique a camada do rosto repetindo o passo 4 e você terá ela mais moreninha.

Espero que tenham gostado, caso tenham dúvidas deixe seus comentários aqui ou no Facebook ok.
Nossa próxima postagem continuamos com o curso com novas informações fique atento.